- -


Pista 1 - Histórico da colonização da região

    A primeira pista trata do histórico da colonização da região de Campo Mourão, assim você entenderá como eram as casas das famílias de migrantes e qual era o contexto desta época.


    A partir da vinda da família Pereira em 1903, há o início de uma leva de migração que nas décadas seguintes se intensificou, culminando na colonização da região de Campo Mourão. Eram migrantes vindos de São Paulo e de outras cidades do Paraná, em especial dos campos de Guarapuava, e, ainda em menor número, vindos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    A população cresceu de forma acelerada. Em 1921, a população do Distrito Policial e Judiciário de Campo Mourão era de aproximadamente 200 pessoas. Já em 1934, a população do Distrito chegava a 2 mil habitantes. No ano de 1940 ocorre a delimitação do quadro urbano de Campo Mourão. Inicia-se o povoamento efetivo, tanto na área urbana como no interior do Distrito, pois após as terras da região terem suas áreas delimitadas, elas eram vendidas pelo Estado. O loteamento das terras para venda em pequenas parcelas atraiu para a região milhares de trabalhadores, que juntamente com suas famílias, formaram pequenas e médias propriedades voltadas à produção para consumo próprio e para comercialização.

    Mapa de Guarapuava do ano de 1938, em que Campo Mourão permanecia enquanto distrito do município de Guarapuava. Fonte: VEIGA, Pedro da. Campo Mourão: centro do progresso. Maringá: Bertoni, 1999.

    A partir de tais iniciativas colonizadoras, no início da década de 1940, Campo Mourão, com 11.964 habitantes, torna-se a quarta localidade mais populosa da comarca de Guarapuava, da qual fazia parte. No ano de 1943, o distrito de Campo Mourão passa a pertencer ao município de Pitanga.

    A partir da promulgação da Constituição do Estado do Paraná, em agosto de 1947, tomou impulso a criação de novos municípios, por meio de uma reforma administrativa. Essa reforma se expandiu para outros locais do território do Paraná, atingindo outros distritos e vilas que não tinham infraestrutura. O movimento para incluir Campo Mourão aos municípios que seriam formados foi iniciado por meio de reivindicações de alguns moradores e, por fim, em 10 de outubro de 1947, deu-se a emancipação político-territorial e administrativa do município.

    Mapa de Campo Mourão de 1947, ano da emancipação político-administrativo do município. Fonte: VEIGA, Pedro da. Campo Mourão: centro do progresso. Maringá: Bertoni, 1999.

    Em 1950, o município de Campo Mourão possuía 32.675 habitantes. O crescimento populacional pode ser atribuído à possibilidade de desenvolvimento econômico, resultado da intensa extração da madeira e da qualidade das terras da região.

    Campo Mourão localiza-se na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. A área total do município foi reorganizada, muitos municípios surgiram do desmembramento do território de Campo Mourão, como: Peabiru (1951), Araruna, Cruzeiro do Oeste e Engenheiro Beltrão (1954), Terra Boa e Goioerê (1955), Fênix, Moreira Sales, Ubiratã, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Janiópolis, Iretama, Roncador e Mamborê (1960), Nova Cantu (1963), Boa Esperança e Quinta do Sol (1964), Corumbataí do Sul (1986), Juranda (1981), Luiziana (1987) e Farol (1991).

    Localização do município de Campo Mourão na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES.

    A organização territorial e a ocupação populacional que predominou em toda Mesorregião Centro Ocidental Paranaense compôs-se da migração de grupos sociais com diferentes formas de apropriação de terras e florestas, marginalizando desse processo as populações indígenas que habitavam a região. Os fluxos migratórios de famílias que ocuparam as regiões também são responsáveis por transformar o “sertão do Paraná”, durante o século XX, de uma vasta área florestal em uma vasta área de agropecuária comercial.

Que tal saber mais sobre o histórico da região de Campo Mourão? Experimente pesquisar nestes sites:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959
Prefeitura de Campo Mourão
Catedral de Campo Mourão