- - - -


Pista 2

Agora que vocês conhecem o Tratado de Tordesilhas, imaginem como esta linha imaginária manteria as duas coroas dentro de seus respectivos territórios como, naquela época, seria possível manter protegidos estes limites? Quais estratégias foram utilizadas?

Décadas depois do Tratado de Tordesilhas, os colonizadores já dividiam o território em fatias. Do lado português, surgiam as capitanias hereditárias e, no lado espanhol, os adelantados. Veja como o atual território do Paraná ficou nesta divisão.



De acordo com o tratado, a maior porção do território paranaense integrava a Província del Guairá, sob domínio dos espanhóis, ou seja, o território do Paraná foi dividido aproximadamente na região da Serra do Mar.



Com a divisão do território, a coroa espanhola tratou de fundar três cidades na Província del Guayrá, conforme pode ser visualizado no mapa a seguir.


Observem que existe duas Villa Rica. A primeira fundada em fevereiro 1570, pelo capitão Ruy Diaz Melgarejo, em um local onde suspeitava existirem minas de ouro, o equivalente a 60 léguas de distância de Ciudad Real. Diferentemente das suspeitas iniciais de Melgarejo, foi encontrado apenas um tipo de metal: o ferro. Villa Rica foi fundada nas proximidades das nascentes do Rio Santo Rei, afluente do Rio Cantu. Em 1589, motivado por uma grande epidemia de varíola, que havia resultado em mais de 4.000 mortes na região, Villa Rica foi transferida para junto à foz do Rio Corumbataí, no Rio Ivaí. O local do primeiro estabelecimento acabou tornando-se o Tambo das Minas de Ferro, onde eram processados minerais de ferro encontrados na região. O Tambo está localizado no atual município de Nova Cantu, no Paraná.

A principal atividade econômica de Villa Rica del Espiritu Santo passou a ser a extração da erva-mate – moeda corrente no Guayrá – em concorrência com os ervais da Serra do Maracaju, no atual estado do Mato Grosso do Sul. A área urbana da segunda fundação tinha cerca de 300.000 m2 e, ao redor da vila, havia muitas chácaras para plantações de subsistência, além de árvores frutíferas.

Entre as primeiras ações de Melgarejo, na segunda fundação da cidade, foi a construção de uma Igreja com uma grande cruz ao lado e a construção de uma fortaleza. Definidas as primeiras ações, o próximo passo foi traçar a estrutura urbana do povoado, repartindo, entre os espanhóis, solares (terrenos) para a construção de casas dentro da vila e terras para chácaras, efetivando, assim, a ocupação. Além disso, os espanhóis receberam índios para os trabalhos, tanto domésticos, quanto agrícolas. Para esse povoado, foi nomeado um alcaide (uma espécie de governador do povoado) e concedidos 24 arcabuceros (soldados).

Neste outro mapa, além de localizar as cidades espanholas, perceber como era intensa a presença dos jesuítas no território, que, ao total, fundaram 13 reduções jesuíticas.




- - -