Os rios foram fundamentais no processo da constituição das primeiras cidades, como é o caso de Villa Rica. Vocês sabem por quê?
Observem, com cuidado, o mapa que segue, identifiquem Villa Rica e, depois, os rios mais próximos... na sequência, observem os locais de fundações das cidades e das reduções jesuíticas.... Entenderam por quê?
Vamos ajudar com algumas informações contextuais!
Observem que, naquela época, não havia estradas no território do Guayrá, parte do atual estado do Paraná. A mata era intensa e difícil de transpor. O deslocamento terrestre era muito árduo e demandaria muito tempo e esforço. Portanto, os rios eram as melhores “estradas” para o deslocamento em tempos difíceis. Observem no mapa que há vários rios no Paraná, o que facilitava estrategicamente o deslocamento, especialmente até o Rio Paraná, que abrange uma região vasta e estende-se por outros países como o Paraguai e a Argentina, antes de desaguar no mar. O Rio Paraná integra a Bacia do Prata e era a principal porta de entrada para o território do Guayrá. Imaginem como era o deslocamento dos espanhóis naquele momento. Para compreender melhor essa questão, a sugestão é investigar um pouco sobre a Bacia do Rio da Prata. Para conhecer mais, clique em: Bacia do Rio da Prata.
Além de ser o principal caminho, o rio tinha outras funcionalidades. Entre elas, a de alimentação, pois a possibilidade da pesca e de caça na região no entorno ao rio era um fator importante para o estabelecimento de povoamento.