Pista 3
Agora, vocês já conheceram um pouco sobre os índios guaranis e como foram explorados e forçados ao trabalho nas propriedades espanholas. No entanto, essa só é parte da história. O que mais é preciso conhecer?
Conforme já mencionado na pista anterior, a relação dos índios com os espanhóis sempre foi marcada pelo conflito e pela resistência. Apesar de muitos terem sido subjugados pela força das armas, a maior parte conseguiu resistir. A resistência indígena pode ser identificada em, ao menos, três formas: o conflito permanente em que os índios, em diferentes momentos, guerrearam com os espanhóis pelo território; estabelecimento de alianças com os espanhóis para manutenção de questão estratégica, garantindo a liberdade e o distanciamento das encomiendas; afastamento e migração para terras com pouca interferência dos espanhóis.
A presença espanhola como invasora não foi facilitada pelos índios guaranis, pois estradas para o interior do território exigiram coragem e vontade em busca de riquezas que imaginavam encontrar no interior da América, neste caso, mais especificamente no Paraná. As perdas foram inevitáveis.